ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Menu Principal > Notícias



Nossa Senhora Divina Pastora é proclamada oficialmente Padroeira do Estado de Sergipe
Postado em 17/10/2017, às 15:27:14
 
O povo de Deus, em Sergipe, está em festa. Um Decreto endossado pelos bispos das três dioceses da Província Eclesiástica de Aracaju, proclama, oficialmente, Nossa Senhora Divina Pastora como Padroeira do Estado. O documento foi lido neste domingo, 15, durante solene celebração eucarística concelebrada por Dom João José Costa (Arcebispo Metropolitano de Aracaju), Dom Giovanni Crippa (Bispo de Estância), Dom Mário Rino Sivieri (Bispo de Propriá) e dezenas de sacerdotes, à sombra do Santuário Arquidiocesano de Divina Pastora. Acompanhada por milhares de fieis, a cerimônia ocorreu pela manhã, logo após a chegada dos peregrinos procedentes da cidade de Riachuelo.

A leitura do Decreto foi feita pelo padre Helelon Bezerra dos Anjos, reitor do Santuário. “...neste ato conjunto, pelas presentes Letras, proclamamos Nossa Senhora Divina Pastora como Padroeira do Estado de Sergipe, ao tempo em que consagramos esta Unidade Federativa ao Seu Patrocínio maternal, implorando à nossa excelsa Padroeira os mais altos auspícios para os que encontrarem o conforto de Sua intercessão”, afirmam os bispos no histórico documento.

 

Ela nos dá o Divino Pastor

 

Convidado por Dom João para fazer a homilia, Dom Mário Rino Sivieri destacou algumas das razões que tornaram a Mãe Pastora tão venerada e querida pelo povo sergipano. “Maria Santíssima é aquela que nos dá o Divino Pastor, que silencia para que a voz do Seu filho possa ressoar no mundo inteiro. Como pastora, ela está à nossa frente, ajudando-nos a enfrentar as dores, os sofrimentos, colocando no colo de Deus todos os que a ela recorrem. E também vai ensinando seus filhos que tudo se alcança com a graça do alto”, assinalou o bispo diocesano de Propriá.

 

Tudo começou há 59 anos

 

Dom João José Costa ressalta que esse grande acontecimento é um fruto precioso da iniciativa tomada há 59 anos, pelo então padre Luciano Cabral – nosso segundo Arcebispo Metropolitano (1971-1998) -, de organizar, com jovens universitários, a primeira peregrinação à Divina Pastora. Tem sido crescente o número de fieis de Sergipe e de outros estados que vêm à Divina Pastora para um fervoroso encontro pessoal com a Mãe de Jesus, o Bom Pastor, observou o Arcebispo. “Estamos decretando aquilo que já está consolidado na história de fé do nosso povo”.

 

Sugestão prontamente acolhida

 

Sergipe era o único estado que ainda não possuía uma padroeira. A sugestão de colocar os católicos sergipanos sob o manto e o pastoreio da Divina Pastora foi apresentada, inicialmente, a Dom João Costa pelo padre Helelon Bezerra dos Anjos, reitor do santuário, durante uma visita pastoral, em 2015. “O Arcebispo  escutou, acolheu, ficou entusiasmado com a ideia e aí partimos para as pesquisas. Permitimos que o tempo e a graça de Deus nos fossem mostrando se este seria o caminho”, recordou o padre Helelon.

 

Decreto marca outras celebrações

 

A elevação de Nossa Senhora Divina Pastora à condição de Padroeira de Sergipe também marca a celebração dos 200 anos de criação de Paróquia de Divina Pastora (1817-2017) e o início da programação comemorativa dos 60 anos da Peregrinação (1958-2018). O padre Helelon pontua ainda que em 2017 são celebrados os 170 anos da morte de José Teófilo de Jesus, pintor baiano responsável pela maior pintura a óleo do Estado de Sergipe, um dos mais belos painéis pintados em madeira, justamente no forro da nave central da Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora.

 

O Novenário e Festa da padroeira de Sergipe estão programados para o período de 3 a 12 de novembro.  Essa devoção, que é eminentemente sergipana, ancorou em nossas terras em 1782, há 235 anos.

 
 

Artigo Visto: 592 - Impresso: 19 - Enviado: 0

ATENÇÃO! Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão desde que sempre sejam citados a fonte www.radiodeusamavoce.com.br

 
 
Copyright 2014 - 2019 - www.radiodeusamavoce.com.br - Todos os Direitos Reservados
Sistema desenvolvido por www.espacojames.com.br

Acesso Webmail