ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Menu Principal > Notícias



São Celestino V (Dia 19 de Maio)
Postado em 19/05/2018, às 22:12:40
 
São Celestino foi papa da Santa Igreja!

Hoje é dia de São Celestino V o Papa que cuidou da igreja em um dos seus períodos mais conturbados na história.

Nascido na itália com o nome de Pedro, no ano de 1215 em Isernia na Itália em uma família de camponeses muito religiosos, e logo aos 6 anos de idade decidiu que seria um religioso ao relevar para sua mãe.

São Celestino passaria sua infância e adolescência estudado com os beneditinos de Faifolli, e ao terminar seus estudos fez um retiro em um local ermo onde viveu durante alguns anos.

Após o retiro São Celestino foi para Roma, recebendo o sacerdócio em 1239 e seria admitido na ordem beneditina e com licença do abade voltou para sua vida eremita assumindo o nome de Pedro de Morrone, morro do qual vivia no sopé em constante penitência e orações contemplativas.

Passados 12 anos São Celestino fundou um convento com a colaboração de dois companheiros e sob a sua direção abrigava um número cada vez mais crescente de seguidores. Esta ordem ficaria conhecida como "Ordem dos Celestinos", com a aprovação do papa Leão IX em 1273.

Porém no ano de 1292 a Igreja passou por um período conturbado, com a morte do Papa Nicolau V, nesta época o conclave durou dois anos, e não havia uma decisão quem seria o sucessor do Papa, inclusive os bispos neste período recebendo uma dura crítica de Pedro de Morrone pois a Igreja não poderia passar tanto tempo sem um chefe, elegendo-o então como novo papa no ano de 1294 com o nome de Celestino V.

Mas a escolha de Celestino V para o papado foi política devido a pressão do rei de Nápoles Carlos II, pois o então papa possuía um comportamento para a vida contemplativa e não para governança, um erro estratégico logo percebido pelos cardeais.

O período de São Celestino V foi conturbado, cheio de intrigas, crises, e momentos de grande dificuldade, sendo um papado extremamente curto, logo então renunciando em favor do papa Bonifácio VIII.

Porém a decisão de Pedro Celestino não foi bem aceita pela sociedade da época, que ameaçava inclusive uma cisma e conflitos pois não reconheciam a renúncia, assim então o antigo pontífice aceitou ficar prisioneiro no castelo Fumone, permanecendo ali até a morte.

Durante o período de encarceramento São Celestino teve uma visão e ficou sabendo do dia de sua morte, recebendo os santos sacramentos, morrendo exatamente no dia previsto: 19 de maio de 1296, sendo declarado santo logo em 1313.

Apesar da morte de São Celestino a sua ordem continuou se espalhando e crescendo, atingindo vários territórios da Itália, França, Alemanha e Holanda, porém após a Revolução Francesa muitos dos conventos foram destruídos ou abandonados ao longo da Europa.

 
 

Artigo Visto: 2273 - Impresso: 18 - Enviado: 0

ATENÇÃO! Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão desde que sempre sejam citados a fonte www.radiodeusamavoce.com.br

 
 
Copyright 2014 - 2024 - www.radiodeusamavoce.com.br - Todos os Direitos Reservados
Sistema desenvolvido por www.espacojames.com.br

Acesso Webmail